domingo, 28 de abril de 2013

SERÁ SE É IMPOSSÍVEL SINALIZAR BEM O TRÂNSITO DE NOVA RUSSAS?

Muita gente diz que em Nova Russas não pode existir faixas de pedestres porque não tem suas ruas asfaltadas.
Outros dizem que as ruas do centro não podem ser asfaltadas, já que são calçadas com pedras do tipo paralelepípedos.
E agora? O que fazer para dar mais segurança para as pessoas que circulam nessas vias que a cada dia que passa o fluxo de pessoas e veículos só aumenta?
Um semáforo para controlar o trânsito no cruzamento da Rua General Sampaio com Boaventura de Sousa Pedrosa não passa de um sonho.
Pensando nesses casos vimos que é possível sinalizar mesmo no calçamento, gastando muito pouco e acertando muito, partindo do princípio em que a segurança de todos é mais importante.
Veja na imagem...
Rampas para portadores de deficiência física com o complemento de faixas de pedestres para que todos tenham o direito de ir e vir garantidos.

Observe na imagem seguinte como ficaria o estacionamento em frente a Casa Lotérica se tivessem vagas para idoso e pessoas com mobilidade reduzida:
A partir deste local o cadeirante poderia se locomover para vários pontos da cidade atravessando nas faixas de pedestres.

Aqui seria o estacionamento ao lado da Igreja Matriz da cidade. Vagas exclusivas com livre acesso para idoso e pessoas com deficiências físicas:
Facilidade para ter acesso também ao Banco do Nordeste, SAAE, e etc.

Outras imagens a seguir:
Uma passagem sinalizada na frente do Banco do Nordeste, na Rua Padre Francisco Rosa:


Faixa de pedestre na travessia entre a Praça da Macavi e o Supermercado MartMag, na Rua Antonio Joaquim de Sousa:


Sinalização horizontal para garantir a segurança do pedestre na Rua Padre Francisco Rosa, em frente a Prefeitura:


Rua Antonio Joaquim de Sousa, também receberia faixa de pedestre, na altura do posto de recebimento Mais BB do Banco do Brasil:


Em frente à Agência Bradesco, na Rua General Sampaio também seria no calçamento que a sinalização horizontal deveria ser implantada:


Na praça da estação também teria vagas destinadas a idosos e portadores de deficiência física, onde teriam acesso à praça e aos supermercados:


Rua Monsenhor Holanda, teria uma faixa de pedestre que ligaria a Praça da Macavi ao Supermercado Mix Lagoa. Fácil acesso às lojas e serviços ali próximo:


No mapa a seguir podemos ver os locais onde receberiam estacionamento para portadores de deficiência física. Do lado de cada vaga também teriam espaço para idoso:


Já existem muitos obstáculos para muitos usuários das vias, não devemos criar outros só porque a cidade não tem asfalto ou que suas pedras que calçam as ruas são do tipo paralelepípedos.




(Gilson Bezerra)

Um comentário:

  1. Gilson, meu caro, você está de parabéns!! Ratifico 100% as suas sugestões. Não imaginava que no DEMUTRAN-NR tivessem pessoas com a mente tão vanguardista como a sua. O que está faltando para você ser o chefe desse órgão tão importante para o trânsito de pessoas e veículos de nossa cidade? Com relação a mobilidade, principalmente de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida como idosos, gostaria de sugerir o rebaixamento das esquinas para o nível da rua, como acontece em cidades da Europa, já que o custo é reduzidíssimo e o benefício extraordinário. O que custa rebaixar uma calçada em sua esquina?Piso tátil para cegos acho que ainda é sonho para NR mas não custa sonhar. Outra ideia que sempre tive foi o de fechar para o trânsito a Av. Antonio Joaquim de Sousa, entre as Ruas Pe Francisco Rosa e Mons. Holanda e a Bartolomeu Araujo, entre a Gal Sampaio e Alipio Gomes, transformando-as em calçadões, destinadas apenas ao trânsito de pessoas, a exemplo do que ocorre na Rua Guilherme Rocha no Centro aqui de Fortaleza. Motivos: vias muito estreitas para o intenso tráfego de pessoas, veículos e estacionamento, e maior segurança e liberdade para o trânsito de pedestres que se destinam às compras, já que estas ruas são o coração do comércio. Deixaria as ruas do entorno deste quadrilátero para o trânsito dos veículos. Com relação a faixa de pedestre sem inviável em paralelepípedo isso é balela, pois existem muitas cidades europeias onde a via é deste tipo e nem por isso não há faixa. Espero conhecê-lo pessoalmente para trocarmos algumas ideias! Grande abraço e conte comigo sempre que precisar!

    ResponderExcluir